quinta-feira, 13 de junho de 2013

Brasil quer estimular revalidação de diplomas de médicos portugueses



Brasil quer estimular revalidação de diplomas de médicos portugueses

FOLHA PRESS 
12/06/2013 16h45 
 
O Ministério da Saúde quer estimular o reconhecimento de diplomas de médicos de Portugal no Brasil. A revalidação do documento seria mútua: brasileiros formados em medicina poderiam ter o mesmo benefício no país europeu.
O tema foi tratado em encontro entre o ministro Alexandre Padilha (Saúde) e seu homólogo português, Paulo Macedo, no início desta semana.
A ação depende de parceria entre universidades públicas dos dois países: a partir do momento em que uma instituição reconhece a equivalência da grade curricular do curso de medicina numa outra faculdade, o processo passa a ser praticamente automático.
Uma vez no Brasil, no entanto, esses médicos não ficam obrigados a atuar numa determinada região ou na área básica de saúde. O acordo entre os países deve ser assinado ainda nesta semana.
A iniciativa é semelhante ao modelo discutido entre associação de reitores das federais do Brasil e de Portugal para revalidação de diploma de engenheiros e arquitetos.
Brasileiros em Portugal
Em audiência pública de hoje na Câmara dos Deputados, Padilha afirmou ainda que, durante a visita à Portugal, soube de interesse de 200 médicos brasileiros com diploma obtido no exterior e que hoje atuam em solo português de retornar ao país.
Padilha participa na manhã de hoje de audiência na Casa para discutir programa do governo para importar médicos com diploma estrangeiro para atuar no Brasil. Esses profissionais viriam para atuar num prazo provisório na saúde da família.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário